terça-feira, 6 de outubro de 2009

Snoopy Comemora Seis Décadas de Sucesso

[Matéria escrita por Paula Sato para o site Abril.com em 01/10/200. Clique AQUI para visitá-la]

A PARTIR DO DIA 2 de outubro, começa o ano de comemorações pelos 60 anos da tirinha "Peanuts". Nos Estados Unidos, haverá o lançamento de novos produtos de merchandising, campanhas publicitárias e uma logomarca comemorativa. No Brasil, haverá o lançamento, em novembro, da versão em português do livro "Complete Peanuts", que traz todas as tirinhas da série em ordem cronológica. Além disso, em dezembro, chega às lojas um box de DVDs com o desenho animado do Snoopy remasterizado. Os títulos que serão lançados ainda não foram confirmados.

EM 1950, ESTREAVA em oito jornais americanos a série de tirinha "Peanuts". Os quadrinhos eram produzidos inteiramente pelo criador Charles M. Schulz, que fazia sozinho desde o script, os desenhos, a arte final e as letras. As histórias traziam como personagem principal o garoto Charlie Brown, tímido, pessimista e azarado. Ao seu lado estava Snoopy, um beagle inteligentíssimo, que não fala com os humanos, mas expressa seus pensamentos aos leitores.

ATÉ A MORTE DE SCHULZ, em 2000, foram produzidas 17.897 tirinhas "Peanuts", que foram traduzidas em 21 línguas e publicadas em mais de 2600 jornais de todo o mundo. Os quadrinhos de Charlie Brown estão entre os mais influentes e admirados do mundo, com suas histórias que falam de coisas simples da vida, mas de maneira crítica e bem-humorada. Em 1965, os personagens ganharam a capa da revista "Time", mais importante publicação semanal dos Estados Unidos. Em 1968, a NASA criou o Silver Snoopy Award, uma condecoração dada a empregados da companhia e que traz o desenho do personagem.

EM 1999, CHARLES M. Schulz foi diagnosticado com câncer. Por causa da quimioterapia, o autor anunciou que não estava mais em condições de continuar trabalhando e que iria se aposentar. A última tirinha de "Peanuts" foi publicada em 3 de janeiro de 2000. Schulz faleceu um mês depois, em 12 de fevereiro.

2 comentários:

Vini disse...

Schulz pode ter ido...
Mas a turma dos Peanuts ficará para sempre.

Mayara disse...

Schulz pode ter ido...
Mas a turma dos Peanuts ficará para sempre. [2]
:)